Review: Maze Runner – Correr ou Morrer

Oi pessoal! Tudo certo?

Eu estava com muita vontade de postar o review de hoje, mas o cansaço (e a preguicinha, admito) me fazia adiar o momento de escrevê-lo. Mas, sem mais delongas, finalmente trago pra vocês minha opinião sobre um dos filmes que mais me empolgou nas últimas semanas: Maze Runner – Correr ou Morrer! 😀

maze runner

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O’Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.

O filme já começa inserindo o espectador em um contexto tão confuso e inesperado quanto para o próprio protagonista, Thomas. Vemos o rapaz acordando em um elevador e sendo recebido por um grupo de garotos em um local desconhecido, e o nosso protagonista não sabe quem é nem como se chama. Alby, o líder do local, explica a situação a ele: todo mês, um novo garoto chega, trazendo consigo no elevador diversos tipos de suprimentos. Ninguém sabe a razão de estarem ali e todos os rapazes só são capazes de lembrar o próprio nome (o que acontece normalmente um ou dois dias após sua chegada). O local em que vivem, a Clareira, é cercado por muros enormes, impossibilitando uma fuga. Porém, todo dia duas portas enormes se abrem e os Corredores (uma das funções atribuídas naquele grupo) saem para explorar o labirinto que cerca a Clareira, em busca de uma saída. Tudo segue conforme o usual até que, pouco tempo depois da chegada de Thomas, um novo membro chega ao local: para a surpresa do grupo, é uma mulher, que depois descobrimos se chamar Teresa. Como se não bastasse, ela parece reconhecer Thomas e ainda traz na mão um bilhete avisando a todos de que é a última a chegar, causando desespero e medo entre os rapazes, que temem pela falta de suprimentos.

maze3

O filme é bastante focado em Thomas e em suas relações com os outros personagens, o que não nos permite conhecer tão a fundo os outros membros da Clareira. Atormentado por sonhos estranhos, Thomas fica determinado a explorar o labirinto, mas apenas um Corredor é autorizado a fazer isso. Na verdade, ninguém quer entrar no labirinto, pois nele habitam seres perigosos (verdugos, uma espécie de inseto/escorpião robótico), cuja picada é letal. Devo dizer, aliás, que achei incríveis as cenas dentro do labirinto! O cenário e os verdugos eram ameaçadores, e na maior parte do tempo a iluminação era escura e misteriosa, fazendo com que eu ficasse ainda mais apreensiva. Cheguei ao ponto de ficar tensa na poltrona do cinema, temendo pelo destino dos personagens dentro do labirinto.

maze2

Eu não achei Thomas o mais carismático dos protagonistas, mas ele tem todas as características necessárias para o clássico personagem principal de histórias infantojuvenis: ele é inquisitivo, corajoso e muito leal aos amigos. Como mencionei antes, os personagens secundários ficaram em segundo plano (principalmente Teresa), mas aqueles que apareceram com mais frequência tiveram carisma o suficiente para me conquistar, como foi o caso de Alby, de Newt, de Minho e de Chuck. O próximo comentário pode ser considerado um spoiler, então selecione se quiser ler: apesar de gostar muito de todos eles, não cheguei a chorar pelas perdas ocorridas. Eu fiquei bem triste, mas a conexão criada durante o filme não foi tão profunda. 

maze

O ritmo de Maze Runner – Correr ou Morrer foi excelente, e eu me mantive interessada e intrigada durante toda a duração do longa. A única coisa que me deixou levemente decepcionada foi a explicação do final – achei que “misturaram coisa demais”, sabem? Mas eu tenho consciência de que, tratando-se de uma história a ser contada em no mínimo 3 filmes, muita coisa do que foi mostrada nesse desfecho pode ser diferente ou melhor trabalhada. Portanto, esse único ponto “wtf?” do filme não teve impacto negativo sobre a ótima impressão que Maze Runner me causou. Gostei muito do filme e fiquei com uma vontade ainda maior de ler os livros! Certamente estarei na porta do cinema quando a sequência, Prova de Fogo, for lançada! Filme recomendadíssimo! 😀

Título Original: The Maze Runner
Ano de lançamento: 2014
Direção: Wes Ball
Elenco: Dylan O’Brien, Aml Ameen, Kaya Scodelario, Ki-Hong Lee, Thomas Sangster, Will Poulter

63 comentários sobre “Review: Maze Runner – Correr ou Morrer

  1. Oi Pri! Eu não vi o filme ainda ainda pois quero ler o livro antes, não quero pegar spoilers, mas acredito que a adaptação tenha ficado bem legal, ação e emoção em cada cena, pena o protagonista não ser tão carismático assim, isso é importante para nos aproximar da trama, mas pelo visto não atrapalhou seu aproveitamento do filme.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    • Oi, Cida!
      Com certeza, apesar do protagonista ser meio “sem sal”, a história é super envolvente e o ritmo do filme prende o espectador! Pretendo ler o livro, agora que ganhei de aniversário. 😀
      Beijos!

  2. Olá, Pri!
    Notei que você adora filmes desse gênero que misturam ação, um pouco de ficção científica, distopia e aventura, não é? Massa! Gosto de ler as suas postagens acerca do tema, mesmo que eu não seja muito empolgada com essa temática. É que você conta de uma maneira tão bacana, com detalhes (mas sem entregar nada da estória), que dá gosto de ler o que você escreve!

    Um abraço.

    Sacudindo Palavras

    • Oi, Erica!
      Você observou muito bem! Fantasia/ficção, aventura e distopias estão entre meus estilos favoritos! Me sinto instigada a assistir ou ler na hora! Fico muito feliz em saber que, mesmo não sendo fã do gênero, você goste de ler minha opinião a respeito. Obrigada, de coração!
      Abração!

    • Oi, Silvana!
      Fico feliz que tenha aumentado sua curiosidade! Conta depois o que achou do livro e do filme! 😀 Espero ler em breve também (ganhei de aniversário! \o/)
      Beijos!

    • Olá!
      Eu gostei bastante do filme e, agora que ganhei os livros de aniversário, pretendo conhecer a história original também. Espero que seja ainda melhor! 😀
      Abraços!

    • Oi Ká!
      Fico feliz em saber que a história dos livros é ótima, porque ganhei a coleção de aniversário! *-*
      O risco de não terem feito a melhor das adaptações sempre existe, mas vi alguns fãs dos livros dizendo que as mudanças foram bem positivas. 😀 Conta depois o que achou, tá ok?
      Beijos!

  3. Oláaa! Tudo bem?
    Eu quero muito assistir a esse filme. Primeiramente, eu gostaria de ler o livro. Até comprei, mas acabei desistindo, já que tenho muitas séries para ler. Então, vou esperar pra comprar o resto dos livros e só aí começarei a ler.
    Mas que bom que você gostou. Assim, fico com mais vontade de assistir ainda *-*
    O fato de ser baseado em um livro distópico chama ainda mais a minha atenção. Antes eu não gostava do gênero (por achar modinha e tal), mas agora eu realmente gosto!
    Super beijos ❤
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    • Oi Roberta! Tudo ótimo, e com você?
      Eu também estou cheia de livros na frente na minha fila. Porém, ganhei os de Maze Runner de aniversário, então estou mais motivada pra começar!
      Eu adoro distopias! ❤ E o filme é bem envolvente, acho que você vai gostar!
      Beijo enorme!

  4. Oi, Priih! Tudo bem?
    Tu escreve resenhas muito bem. Sabe que eu não me interessei por esse filme quando ele saiu, mas depois dos teus comentários até acho que vou assisti-lo. 🙂

    Eu gostei do primeiro livro, mas não fiquei com muita vontade de continuar a leitura da série… Vou querer saber a tua opinião sobre o livro depois!

    Beijo

    http://leiturasedesventuras.blogspot.com.br/

    • Oi Pâmela! Tudo ótimo, e com você?
      Poxa, muito obrigada! Fico super feliz com o elogio! ❤
      O filme é bem interessante e prende o espectador, principalmente se você curtir distopias!
      Ganhei os livros de aniversário e espero poder ler em breve pra contar o que achei. 😀
      Beijão!

  5. Oie Pri =)

    Confesso que até a divulgação do filme, eu nem sabia que o livro existia (shame).
    Assisti ao filme, e mesmo tendo achado a história interessante, não fiquei com aquela coceirinha para ler o livro sabe.
    Distopias sempre me chamam a atenção e com certeza, irei ver os próximos filmes ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • Oi, Ane!
      Jura? Eu tava vendo bastante coisa nas redes sociais sobre o filme, tava bem curiosa/ansiosa!
      Eu também gosto muito de distopias, e o final “wtf?” me deixou muito curiosa pra ler os livros e ver se explicam mais nos próximos volumes. Talvez eu demore um pouco pra ler, mas pretendo. =D
      Beijão!

  6. Oi, Priih! Tudo bem?
    Então, eu tenho muita coisa para comentar sobre o filme, mas como você não leu o livro, vou me segurar aqui para não falar spoilers >< hehe Eu concordo com você que o final ficou bem confuso, mas é assim mesmo, acho que o grande acerto da adaptação foi trazer exatamente esse sentimento de confusão e ansiedade que o o livro tem. Não curti o modo como alguns personagens secundários apareceram, relativamente, poucas vezes, mas no geral, o filme não me decepcionou! Ah! Só uma correção, até onde o diretor declarou, haverá somente três filmes, cada um correspondendo aos livros da trilogia (não sei se você sabe, mas o "Ordem de Extermínio" é um spin off prequel da série e acaba não contando). Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    • Oi, Jéssica! Tudo ótimo, e com você?
      Em primeiro lugar: muito obrigada pela correção! Já arrumei no post, agradeço pelo aviso! 😀
      Agora que ganhei os livros estou ansiosa pra começá-los e ver se descubro mais sobre esse final confuso e desorientador!
      E é bom saber que alguém que gosta muito do livros, como você, curtiu o filme! Isso me faz pensar que os livros são melhores ainda e eu me empolgo mais pra começar a leitura! \o/
      Beijão!

    • Oi Sora!
      Exatamente, o final foi decisivo pra aumentar minha curiosidade quanto aos livros. Achei ele meio mal explicado, imagino que aqueles argumentos serão explicados ao longo dos filmes!
      Beijos!

    • Oi, Filipe!
      Como eu sabia que iria demorar a ler o livro, acabei indo ao cinema… mas em geral também prefiro ler antes! Sobre ser focado no protagonista: realmente, os outros personagens ficam mais em segundo plano. Não sei como acontece no livro. 😦
      Beijos!

  7. Priih, como vai? 😀
    Tenho uma amiga que é apaixonada por Maze Runner, e ela me fez ler o livro antes de o filme ser lançado, para que pudéssemos assistir juntas. A verdade é que achei uma adaptação um pouco falha, mas um filme fantástico. Pode parecer estranho, eu sei, mas é assim, hehe. Diferente da maioria das adaptações, que normalmente suprime trechos, The Maze Runner acabou mudando muitos trechos, como o jeito que eles encontram a saída seguindo um rastreador do verdugo, ou mesmo o que eles precisam fazer para sair. No livro há todo o mistério do Buraco dos Vergudos e do próprio Labirinto que eles precisam resolver antes de finalmente conseguirem escapar, e senti muito essa diferença no filme. Mas, ao mesmo tempo, ficou um filme muito redondo e bem feito, que consegue agradar tanto quem leu quanto quem não leu. Quando ignoro o livro e penso só no filme, fico fascinada com o que vi – também fiquei tensa na poltrona enquanto assistia.
    Como um todo, é um filme fantástico, mas ainda vale – e muito – a leitura do livro, para poder conhecer a história como o James idealizou inicialmente 😀
    Beijos e ótima semana!

    Resenha de “Anjo Mecânico” no ar, não deixe de conferir ❤
    Confissões de um Leitor

    • Oi, Liah! Vou bem, e você? 😀
      Eu adorei o seu ponto de vista sobre a adaptação, sério!
      E eu concordo plenamente que em certos casos o que está no livro não funciona adequadamente nas telas e, por isso, a adaptação se faz necessária.
      Eu espero ler os livros em breve, já que ganhei de aniversário o box com todos! *-* Acredito que seja muito promissor!
      Beijos e bom fim de semana!

      • Vou bem, obrigada 😀
        Opa, obrigada! Hehe. É que estava com a história bem fresca na memória, e pude conversar bastante com a Manu, que também havia lido o livro. E nós duas concordamos neste ponto, de que apesar de não ser uma adaptação tão fiel, resultou em um filme realmente bom.
        E sim, algumas mudanças realmente se fazem necessárias, ainda mais por serem mídias tão distintas. E o próprio James esteve envolvido em todo o processo de criação e disse estar satisfeito com o resultado, então quem somos nós para reclamar, não? Hehe.
        Aah, que bom que ganhou! *-* Apesar de o desfecho da história não ser bem o que eu esperava, gostei bastante dos dois primeiros livros :3 Espero que goste também.
        Beijos e ótimo domingo!

    • Oi Kel! Tudo bem, e com você?
      Eu tava esperando há algum tempo pelo filme, mesmo sem ter lido o livro. Sabia que demoraria até começar a leitura, dai preferi ver o filme mesmo. Espero que o ritmo do livro seja semelhante! 😀
      Beijos!

  8. Oi Priii, tudo bom?
    Eu adorei esse filme ❤ Fiquei encantada e quero logo ler o bendito do livro.
    Ao contrário de você, eu senti muito as perdas da história, em especial a do gordinho fofo e engraçado que esqueci o nome (eu nunca lembro o nome de ninguém, puff!). Com ele eu chorei na mesma proporção em que ri.
    O final do filme é tipo… UM ABSURDO! Porque você fica louco querendo a continuação. Esperar mais um ano por ela é dó D: kkkk
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

    • Oi Thati! Tudo ótimo, e contigo?
      Muito bom o filme, né? FIquei grudada na poltrona do cinema! *-*
      Sabe que sou bem chorona? Fiquei surpresa de não ter derramado lágrimas com as perdas ao longo do filme! Mas fiquei bem triste, principalmente com a morte do Chuck (o gordinho fofo *-*)
      Agora teremos que segurar nossa ansiedade por mais um ano, sejamos fortes D:
      Beijo enorme ❤

  9. Oi Prii,
    Eu também saí meio com essa sensação de WTF kkkk, mas imagino que tudo será mais bem explicado no próximo filme. Ainda não li a saga e estou ansiosa, porque eu achei que detestaria a história. Eu torci muito pelos personagens e sim eu senti uma das perdas. A dramática, você sabe qual. kkkk Mas assim, tipo .. já dá pra imaginar isso desde quando o personagem aparece. kkkkk
    Esperar um ano vai ser cruel. POR QUEEEE? kkkk

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    • Oi Mari!
      Nossa, fico feliz em saber, sério! Tava me sentindo meio mal de ter achado o final tão “wtf” hahahahaha! 😛 Eu espero que a continuação traga respostas menos misturadas e mais bem desenvolvidas.
      Nossa, eu fui pega de surpresa pela última perda. Fiquei triste 😦 mas, por mais incrível que pareça, não cheguei a chorar. Acho que não rolou uma conexão muito grande com nenhum personagem, mesmo que eu tenha gostado de vários.
      E sejamos fortes para aguentar até o ano que vem! hahaha
      Beijão!

  10. Oi! Tudo bem?
    Meu, essa é a primeira resenha que leio sobre Maze Runner. Já cansei de ouvir o povo falando bem sobre, mas nem sabia direito do que se tratava. E caramba! Parece incrível mesmo. Sua resenha ficou ótima e fiquei com vontade de pelo menos ver o filme, mas do jeito que sou, isso só vai ocorrer depois de ter lido o livro.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros – Aguardo a sua visita!

    • Oi Jeni! Tudo ótimo, e contigo?
      Muito obrigada pelo elogio, fico super feliz em saber que causei curiosidade em você ❤
      Eu também gosto de ler o livro antes, mas realmente queria assistir no cinema e demoraria a ler o livro… mas agora que ganhei o box de aniversário, pretendo começar. =D
      Beijão!

  11. Olá! Jurava que ja tinha comentado aqui mas lá vai ^^

    Como fã da série posso dizer que o filme para mim não deixou nada a exagerar. Acho que o pessoal peca um pouco em comparar está serie com outras, mas ela é muito mais do que isso é mega original ❤

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    • Oi, Joi!
      Eu também achei Maze Runner bem diferente, nunca tinha visto nada parecido. Adorei o começo, com o Thomas super desorientado e tudo mais. Estou ansiosa pra ler o livro. =D
      Beijão!

Deixe um comentário

