Review: Como Treinar Seu Dragão 2

Oi, pessoal!

Como fã de animações, o post de hoje trata sobre um filme que eu tinha muitas expectativas de assistir: Como Treinar Seu Dragão 2! Sou super fã do primeiro longa e mal podia esperar para reencontrar Soluço e Banguela. Então vamos ao review! 😀

dragão

Sinopse: Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (Jay Baruchel) convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes.

Depois de Soluço provar ao pai, Stoico, e ao vilarejo de Berk que os dragões poderiam ser seus aliados (e, mais ainda, amigos), os animais passaram a ser como bichos de estimação para o povoado. O clima de paz finalmente foi estabelecido em Berk graças ao rapaz e a Banguela, que continuam inseparáveis. Agora um jovem homem de 20 anos, Soluço desenvolveu diversos acessórios para auxiliá-lo no trato com os dragões (como uma roupa aerodinâmica para voar ao lado de Banguela e bastões que ardem em chamas ou liberam gás, por exemplo) e passa boa parte do seu tempo explorando as redondezas com seu parceiro, no intuito de expandir o mapa que vem construindo. Seu relacionamento com Astrid também é mostrado, e a garota também amadureceu e se tornou uma ótima companheira para Soluço. Entretanto, o enfoque do filme continua sendo nos conflitos familiares entre Soluço e Stoico: o pai confia mais no filho e, por isso mesmo, insiste veementemente para que Soluço se torne o líder do povoado em breve; o jovem, por sua vez, não consegue se identificar com o papel que o pai lhe impõe, desejando apenas que as coisas continuem como estão. Os diálogos entre os dois nunca são muito profundos, porque Stoico não escuta o filho e Soluço, em contrapartida, é impulsivo e teimoso.

dragão3

Além de reforçar os relacionamentos do primeiro filme, a continuação também traz novos personagens: Valka, uma habilidosa treinadora de dragões que vive em meio deles, é uma personagem importantíssima na trama. Soluço a conhece ao se deparar com a construção de gelo em que ela vive, construção esta formada da baforada de um dragão gigantesco que é o alfa daquele ambiente. Essa abordagem sobre um alfa também é crucial para o filme, porque tem desdobramentos extremamente significativos no enredo. Valka protege aqueles dragões e vive com eles há anos, mas agora uma ameaça paira sobre aquele habitat: Drago Bludvist, um homem perigoso que odeia os dragões (e, por isso, deseja ter controle sobre todos eles) visa destruir a paz existente naquele lugar. E a trama se desenvolve a partir disso, mostrando a luta do povo de Berk e de Valka contra Drago Bludvist.

dragão

Como no seu antecessor, o personagem que rouba a cena definitivamente é Banguela. O dragão cujo comportamento lembra uma fusão entre gato e cachorro tem seus trejeitos ainda mais reforçados, arrancando risadas do público o tempo todo. A amizade dele com Soluço é inabalável, e os dois encontram um no outro a força que lhes falta. No final da trama, Banguela acaba sendo dominado pelo alfa de Drago Bludvist e é obrigado a obedecer às “ordens” do dragão, gerando consequências bastante fortes e dramáticas, com a morte de um personagem importante. Essa morte me arrancou lágrimas e teve duas funções principais: motivar Soluço a liderar Berk e encontrar seu verdadeiro papel dentro daquela sociedade e fazer Banguela lutar contra a dominação do alfa, aprimorando seus poderes (o que me lembrou um Pokémon evoluindo #prontofalei).

dragão2

Como Treinar Seu Dragão 2 mantém aquilo que deu certo no primeiro filme – a abordagem das relações familiares, a cumplicidade entre Soluço e Banguela – e insere novos personagens e dilemas nesse contexto, dando aos protagonistas novos problemas com os quais lidar. Apesar da maioria das críticas que li considerarem a continuação melhor que o antecessor, eu não concordo. Gostei muito do filme, foi uma excelente e bem construída continuação, mas ainda prefiro a trama do primeiro longa. Como Treinar Seu Dragão 2 foi um pouco corrido e cheio de informações pra mim, o que me fez ficar menos envolvida do que fiquei com o filme anterior (que é um dos meus favoritos ever ♥). De qualquer maneira, o filme é uma ótima escolha e recomendo a todos que gostam de animações e que não resistem ao charme do dragão mais cativante de todos, o nosso querido Banguela. 😀

Título original: How to Train Your Dragon 2
Ano de lançamento: 2014
Direção: Dean DeBlois
Elenco: Jay Baruchel, Cate Blanchett, Gerard Butler

Anúncios

22 comentários sobre “Review: Como Treinar Seu Dragão 2

  1. Oi Prih,
    Ah gente quero tanto assistir
    Banguela é muito fofo ♥

    Bom saber que o filme se mantém, também tenho muita curiosidade em relação aos livros.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana – Obsession Valley

  2. Eu super te entendo! Li muitas críticas falando que esse filme era o melhor da franquia até agora, mas eu ainda continuo preferindo o primeiro! Achei o segundo incrível por motivos de ~ Banguela (como não amá-lo? haha)~ e ampliação da mitologia, mas na questão de ter me conectado mais com os personagens, o primeiro acabou sendo melhor nesse aspecto. De qualquer forma, já que o terceiro foi garantido, espero que esse sim nos surpreenda e traga ainda mais dragões e cenas incríveis! Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

  3. Adorei o post de hoje *-*
    Adoro filmes de animação, rs.
    Ainda não vi o segundo filme, mas o primeiro é muito legal.
    Minha sobrinha de 6 anos concorda com você, ela achou o Banguela muito engraçado, rs!
    Espero conseguir ver o filme em breve para descobrir se é tão bom quanto o primeiro!!

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

  4. Ainda não assisti nenhum dos filmes, mas li um pedacinho do primeiro livro e achei tão fofo. As críticas que li realmente elogiaram mais este segundo, mas acredito que ambos sejam muito bons, é uma história que acredito ser ideal para toda a família.
    Bjos!!
    Cida

  5. Ainnnnn Pri tudo bem? PRECISO ver este filme eu amei e fiquei encantada pelo primeiro, tenho certeza que vou me apaixonar por este também.

    Adorei a resenha fiquei com vontade de sair agora para ver o filme! Acho que desta semana o filme não me escapa!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  6. OI Prih

    Amo animações. São tão doces, divertidas e sempre trazem algum tipo de lição legal. Apesar de não ter lido nenhum dos livros da série, curti bastante o primeiro filme. Esse segundo recebeu vários comentários positivos e eu estou ansiosa para assistir logo também.
    Já estou prevendo muitas lágrimas.

    beijos

  7. Oie Pri =)

    Eu simplesmente amei esse filme *-* Cheguei a gostar mais dele do que do primeiro, mesmo ele tendo partido meu coração em pedacinhos rs…
    Banguela é muito amor ❤

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  8. Oi Prih, tudo bem?
    Estou louca pra ver esse filme, sério mesmo. Sou apaixonada pelo primeiro, e pela profundidade que a estória tem, mesmo sendo um filme voltado pro pública mais jovem.
    Abraços,
    Amanda Almeida

  9. Hey!

    Nossa, eu amei o primeiro filme da franquia, estava louca pra ver a continuação. Mas desatualizada como estou e avoada como sou, nem fiquei sabendo que já havia sido lançado, acredita? #vergonha. Ai, o Banguela é fofo demais, fico feliz em saber que ele continua em destaque. Será que ainda está nos cinemas? Vou procurar saber e se estiver corro pra lá essa semana!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

  10. Tinha tanto preconceito com animação, daí tive que assistir Como Treinar seu Dragão 2 com os meus primos, e nossa, que filme bom!!! Não vi o primeiro, mas quero muito. Adorei o 2. Banguela é o melhor dragão da vida!
    Abraços 😉
    armadaescrita.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s