Resenha: Emmi & Leo: A Sétima Onda – Daniel Glattauer

Olá, gente.

Eu levei alguns dias para me decidir se postaria no blog essa semana ou não. Estou com problemas pessoais difíceis de lidar, e isso tem exigido praticamente toda a minha energia e concentração. Pensei até em cessar temporariamente as postagens até conseguir entrar nos eixos novamente (e eu não sei quanto tempo isso vai levar). Contudo, escrever aqui me proporciona um exercício mental de que estou precisando, além da satisfação pessoal por poder dividir alguns dos meus sentimentos (os que podem ser compartilhados) aqui com vocês. Sem mais delongas, a resenha da semana é sobre um livro que eu estava muito ansiosa pra ler, mas que infelizmente chegou até mim em um péssimo momento, devido a todos esses problemas com que estou lidando: Emmi & Leo: A Sétima Onda, o segundo e último volume da série Emmi & Leo. Cuidado! O texto a seguir contém spoilers sobre o primeiro livro, resenhado aqui.

Imagem

Sinopse: Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes.

Difícil falar sobre um livro que eu estive tão ansiosa pra ler. Depois do final bombástico de @mor – com Emmi desistindo no último minuto de encontrar Leo e, como resposta, ter apenas o e-mail automático enviado pelo administrador do e-mail dele – eu mal podia esperar pelo segundo livro. Pena que grande parte dele tenha sido decepcionante.

A história continua do ponto em que parou em @mor. Emmi envia seguidos e-mails para Leo, mesmo sabendo que quem vai responder é o “Administrador do Sistema”. Entretanto, de forma inesperada, os e-mails automáticos cessam e Emmi obtém sua resposta: Leo Leike está de volta de Boston, mas está acompanhado. E agora ambos têm que lidar com essa nova situação e com o fato de Leo estar empenhado em fazer o relacionamento com essa pessoa, Pamela, dar certo. E, pra complicar ainda mais a situação, Emmi e Leo finalmente decidem se encontrar pessoalmente para “dar um fim digno” a sua história (o que se mostra algo bem longe de acontecer, já que nenhum dos dois consegue cessar por completo o contato virtual).

Primeira decepção: a aparência de Emmi. De acordo com a capa dos livros, eu sempre pensei que Emmi seria a mulher estilosa, de cabelos curtos e extrema autoconfiança, descrita pela irmã de Leo no livro um. Para a minha surpresa, ela é a “Emmi número três”: morena, tímida, de cabelos compridos e olhos amendoados. Poxa, a capa do livro é tão bonita, achei um desperdício não terem retratado Emmi dessa forma, pois são as suas características físicas mais interessantes. Outra coisa que me deixou bem incomodada: a repetição do artifício da bebida para fazer Leo falar. Mais uma vez o autor faz com que seus personagens (principalmente Leo) revelem seus verdadeiros sentimentos após algumas taças de Bordeaux ou algumas doses de uísque. No primeiro livro, essa estratégia caiu como uma luva, fazendo o leitor sentir borboletas no estômago ao ler as doces e provocantes palavras trocadas pelo casal. Agora, ler novamente o mesmo tipo de abordagem se tornou decepcionante e previsível. Terceira decepção: eu fiquei com a nítida impressão de que o relacionamento dos dois, mesmo indo a situações mais extremas após os encontros presenciais, não evoluiu muito ao longo do tempo. O jogo de gato e rato continuou, a negação dos sentimentos também, eu já havia passado da página 100 e o rumo da história romântica dos dois não parecia ter qualquer chance de um final feliz! Eu já estava agoniada, pensando que depois de tantas fagulhas e tantos percalços, Emmi e Leo acabariam na mesma situação em que começaram: acomodados em suas vidas, sem coragem suficiente para assumir o que queriam.

Mas, é claro, nem todos os comentários são críticas. Em várias partes do livro eu fiquei apreensiva, imaginando como os dois superariam as dificuldades que surgiam. Quando Emmi descobre a verdade sobre Bernhard e sobre a ida de Leo para Boston, temos um excelente clímax no livro, fazendo com que o leitor devore as páginas para descobrir o que virá a seguir. A personagem continua controladora e obcecada em alguns momentos, mas ela faz o balanço necessário à personalidade apática e conformada de Leo. Emmi é a principal responsável por fazer o contato continuar e por tentar fazer as coisas darem certo entre eles. Emmi é a sétima onda de Leo, a onda que vem sem aviso, de forma arrebatadora, e que muda tudo.

A etapa final do livro chegou me causando certo desconforto. Quando eu percebia o número de páginas que faltavam para o fim e via as coisas não se resolvendo, fiquei nervosa. Mas acho que o autor fez isso propositalmente: o encontro e o posterior diálogo decisivos se dão bem no final da história. Apesar de eu ter achado a nova postura “corajosa” do Leo um tanto forçada e repentina, o desfecho da trama foi acalentador. Emmi finalmente conseguiu fazer com que Leo assumisse seus desejos e tomasse para si as rédeas da situação, encarando de frente o medo e parando de fugir.

Bom, Emmi & Leo: A Sétima Onda foi um pouco decepcionante, se comparado com @mor. Mas foi uma boa conclusão para o romance que, apesar de ter começado com um contato despretensioso, se tornou a sétima onda na vida dos protagonistas. Com esses dois personagens, tão cheios de qualidades – mas, principalmente, de falhas – Daniel Glattauer nos mostra como existem encontros e desencontros ao longo da vida, e como precisamos recomeçar muitas e muitas vezes para encontrar a felicidade, mesmo que já tenhamos encontrado a pessoa certa. Emmi e Leo lutaram e fracassaram muito, mas depois de tudo isso eles finalmente se encontraram de uma vez por todas.

Série: Emmi & Leo
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 188

36 comentários sobre “Resenha: Emmi & Leo: A Sétima Onda – Daniel Glattauer

    • Oi, Delmara!
      Eu gostei muito de @mor, foi o romance leve que eu buscava e também foi bem diferente de tudo que eu já tinha lido. A continuação, infelizmente, perdeu toda a inovação que seu antecessor tinha. 😦 Mas acho que vale a pena a leitura.
      Beijos!

  1. Não conheço o primeiro livro então fiquei meio que boiando, mas achei bem interessante o enredo, uma pena que você não tenha curtido “tanto” o segundo volume. Mas parece que é de praxe os segundos volumes sempre são assim =/

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    • Oi, Joi!
      É complicado falar desse livro sem dar mais “spoilers” do que eu já dei hahaha. XD
      O primeiro é uma leitura que gostei muito, o segundo foi meio frustrante mas valeu pela conclusão da história. É uma pena quando os autores não conseguem desenvolver bem as suas histórias, né?! =/
      Beijos!

  2. Eu gostei muito do primeiro, achei bem divertido e inteligente, quando li não sabia que tinha continuação, foi só no final que descobri. Eu já comprei este, mas os comentários não têm sido muito animadores e ainda não criei coragem para ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    • Oi, Cida!
      Concordo plenamente com os elogios que você fez a @mor! Infelizmente a continuação realmente peca em alguns pontos, é menos inovadora, mas ainda vale a leitura. O desfecho é fofo. =)
      Beijos!

    • Oi, Thais!
      Eu não li muitas resenhas sobre A Sétima Onda, então fui cheia de expectativas pra continuação. Pena que tenha sido um pouco decepcionante. 😦 Ainda assim, não me arrependi da leitura! ^^
      Beijos!

  3. Ah, confesso que não li essa resenha porque ainda não li o primeiro livro, mas estou mega curiosa para fazer isso viu (e já vou lá passar no post da resenha do primeiro volume)! Já li muitos elogios a história e confesso que tenho um amor especial por essa capas que são meigas e lindas (: De qualquer forma, espero que a história me surpreenda positivamente… Bjs
    Jéssica – http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    • Oi, Jessica!
      Sem problemas, assim você não descobre nada sobre o primeiro livro. 😀
      As capas são muito amor, né? O primeiro livro me ganhou completamente, eu não conseguia parar de ler. Achei super criativo e divertido. O segundo, infelizmente, não manteve o mesmo nível.
      Beijos!

    • Oi, Ítalo!
      Nossa, sua frase encaixou perfeitamente com os acontecimentos de Emmi & Leo: A Sétima Onda! Adorei. 😀
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! Se por ventura você chegar a ler os livros, conte depois o que achou, hein?! ^^
      Abração!

  4. Oi Priih

    Antes de tudo espero que as coisas se resolvam para você. Deus jamais nos dá um fardo mais pesado do que podemos carregar e no final sempre ficamos mais fortes.

    Com relação ao livro, não pretendo lê-lo. A verdade é que eu tinha uma desejo imenso de ler @mor, mas depois do lançamento dessa continuação e das inúmeras resenhas negativas sobre ele, eu desanimei completamente. Se é para começar bem e terminar ruim, não vou nem começar.

    Beijos

    • Oi, Caline!
      Muito obrigada pelas palavras motivadoras. Estou buscando essa força todos os dias, espero encontrá-la!
      Eu entendo o seu ponto de vista, também fico desmotivada quando descubro que o desfecho da história é ruim. Parece que, no fim das contas, só vou ficar decepcionada. Mas @mor é tão fofo que eu ainda recomendo a leitura. O desfecho da continuação também é fofo, então compensa um pouco a enrolação do resto do livro hahaha!
      Beijos!

  5. Oie Pri =)

    Eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, mesmo não tendo curtido tanto @mor como eu gostaria. Mas, preciso saber se a história tem um desfecho “decente” sabe rs…

    É horrível quando o livro não supera as nossas expectativas e ainda deixa aquela ponta de decepção. Vou começar a leitura sem ir com muita sede ao pote.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • Oi, Ane!
      Poxa, você não curtiu muito @mor? 😦 Que pena!
      Espero que não se decepcione (ou não se decepcione muuuito) com a continuação.
      O final é bem fofo, apesar de um pouco corrido. Mas exige certa paciência pra chegar até lá. xD
      Beijos!

    • Oi, Guilherme!
      É chato quando vamos cheios de expectativas para uma nova leitura e ela nos decepciona, né? Isso aconteceu comigo nesse segundo volume. Com @mor, entretanto, senti o contrário: a sinopse não me atraía nem um pouco, comecei a ler por acaso, e me vi totalmente imersa na história. 😀 Recomendo que você leia a continuação apenas se estiver bem curioso pra ver o desfecho, porque se você não gostou do primeiro, provavelmente não vai gostar desse. >_<
      Beijos!

    • Oi, Gabi!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Também acho que o desfecho em si foi satisfatório. O último capítulo foi muito fofo e me deixou contente. Pena que o resto do livro tenha sido decepcionante pra mim, até por toda a enrolação.
      Beijos!

    • Oi, Joyce!
      Muito obrigada pelos desejos positivos!
      Leia @mor! *-* Acho uma leitura super válida e instigante. A partir dela você decide o quão curiosa vai ficar pela continuação, que tal? =D
      Beijos!

  6. Oi Pri! 🙂
    Ah, eu tinha colocado @mor na minha wishlist, mas li tantas resenhas dizendo que ele era fraquinho, que tirei-o, afinal tem tantos livros bons chegando né? kkkk Eu não conhecia esse A Sétima Onda, adorei a metáfora com o título, adorei mesmo. A sétima onda, aquela que te arrebata e muda seu rumo. Não é um livro que eu planejo ler, mas se decidir, já sei o que esperar.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    • Oi, Mari!
      Olha, eu sou suspeita pra falar de @mor, porque ele foi uma grata surpresa pra mim! ❤ Eu adorei o livro! E sim, a metáfora se encaixa muito bem não apenas com os personagens e o que eles representam, mas com o que eles discutem ao longo do volume. É bem bacana! =D
      Beijos!

    • Oi, Ká!
      Muito obrigada pelo carinho e pela energia positiva! ❤
      Eu recomendo muito a leitura de @mor, foi um dos romances mais fofos que li nos últimos meses. A continuação vale a pena pelo desfecho, mas é inferior ao seu antecessor.
      Beijos!

  7. Oi, Prih! Ihh, pena que a leitura não foi tão satisfatória :/ Tenho muita curiosidade em ler @mor, agora o segundo volume realmente não tem tantos comentários positivos. Mas ainda assim, pretendo ler a duologia ❤

    Beijão

    • Oi, Sofia!
      Que bom que você vai dar uma chance à história de Emmi e Leo! *-* Fico feliz!
      Espero que goste tanto de @mor quanto eu, e que não se decepcione muito com a continuação! 🙂
      Beijão!

  8. Meu Deus, Priscilla, vc escreve muito bem!
    Aqui é a Gabi do Overdose Literária, A-MEI seu blog, pena que não consigo seguir :/
    Gostaria de continuar mantendo contato com vc, quem sabe uma parceria, hein?
    Beijoooos.

    • Oi, Gabriela!
      Poxa, muito obrigada pelo elogio! Fiquei super contente com o seu comentário. =D
      Bah, que pena! Eu tenho o blog no Bloglovin’ se você tiver interesse e não conseguir seguir pelo botão do wordpress!
      Também gostaria de manter contato com você, e adorei a proposta, vou gostar muito de conversar a respeito! 😀
      Beijão!

  9. Eu odiei ferozmente esse livro, tinha tanta expectativa pra ele e esse final foi realmente decepcionante e fraco. Como assim o livro tem 155 páginas e só na página 154 o desfecho FINALMENTE acontece? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa achei @mor infinitamente melhor, mas é aquele ditado, né, vamo fazer oq?

Deixe um comentário

