Dia Mundial do Livro

Oi, gente!

Hoje é um dia muito especial para nós, leitores: hoje é o Dia Mundial do Livro! O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. (Fontes: Wikipédia e Portal das Nações Unidas)

Imagem

Fonte: We Heart It

Em homenagem a essa data, resolvi fazer um post um pouco mais introspectivo, contando a vocês como o meu amor por esse universo começou. Isso me remete um pouco à redação que fiz pro vestibular (cujo tema propunha que o estudante dissertasse sobre o seu próprio clássico da literatura, escolhido por questões pessoais). Em janeiro, quando fiz a prova, eu escolhi Harry Potter como tema da minha redação. As duas razões principais que me fizeram tomar essa decisão foram: a saga é totalmente incrível, cheia de aspectos profundos, personagens ambíguos e desenvolvidos, além de uma trama que amadurece gradativamente. Além disso, e talvez o motivo mais importante, Harry Potter consolidou de uma vez por todas a minha paixão pela leitura, transformando-me na leitora (e, por que não dizer?) na pessoa que sou hoje.

Contudo, essa paixão nasceu em mim muito cedo. Meus pais sempre foram apaixonados por livros e, quando aprendi a ler, aos 6 anos, eles me incentivaram muito a construir esse hábito. Aos 6 anos eu já pegava na biblioteca da escola “livros maiores”, que não fossem compostos só de figuras. Lembro até hoje de um que li na época, “As Meias dos Flamingos”. =P Com 8 ou 9 anos, aproximadamente, tive a oportunidade de conhecer Harry Potter, que foi minha primeira paixão literária. Eu fui estimulada não só pelos meus pais, mas também pelas bibliotecárias do colégio, que me deixavam pegar dois livros por vez (tão queridas ♥). A biblioteca da minha escola de ensino fundamental teve um papel importantíssimo na minha vida, e muitos (muitos mesmo!) dos livros que já li ao longo da vida eu tive a chance de conhecer por meio dela.

Ser leitora não é algo que me torne superior a ninguém. Não é algo que faça com que eu seja mais culta do que ninguém unicamente por gostar de ler. Mas, sim, ser leitora despertou em mim a curiosidade, a vontade de aprender, o desejo por cultura, o senso crítico e a imaginação. Ler permite com que eu tenha – referenciando o nome do meu blog – infinitas vidas, infinitas histórias, infinitos momentos. Ser leitora é algo que transformou a minha vida, e por mais que eu não tenha mais o mesmo ritmo da adolescência (graças às dificuldades e responsabilidades que a vida adulta proporciona), o hábito da leitura continua me transformando.

E pra vocês, minhas queridas leitoras e meus queridos leitores? O que a leitura significa pra vocês? Ainda se lembram do primeiro livro que leram? Compartilhem comigo os seus sentimentos sobre o tema, vou adorar comemorar esse dia especial com vocês. 🙂

34 comentários sobre “Dia Mundial do Livro

    • Oi, Delmara!
      É verdade, os livros são excelentes refúgios, inclusive para os momentos em que necessitamos ficar sozinhas. Gostei muito da sua definição, eu diria que também é meu ponto de equilíbrio! 😀
      Beijos

  1. Foi dia do livro e eu não li nem ao menos UM. –‘
    Estou grudada com caderno de economia e sem tempo para me envolver em alguma história bem elaborada.
    Estou quase tendo um troço, uma crise de abstinência! Preciso ler algo que tenha números kkkkkk

    bjs!

    • Oi, Alessandra!
      Eu também ando sem tempo pra mergulhar na leitura, os trabalhos e as provas na faculdade estão começando e eu tô quase enlouquecendo hahaha!
      Mas o importante é manter a vontade acesa. 😀
      Beijos

  2. Nha como eu queria que meu hábito de ler fosse melhor… =(
    Infelizmente a preguiça ainda me domina pra ler livros e então fico com os mangás mesmo T 3T
    hauhauhauhauhauha

    Mas enfim, seu texto ficou muito bom!! Gostei da forma que contou como começou a ler e zas *_*
    Quando o hábito já vem dos pais, acho que influencia muito!
    Continue assim beiba u.u/
    Quando eu crescer, quero ser igual a vc! HAUHAUHA *O*

    Makosa tchiama! ❤

    • Beiba! *-*
      Pelo menos você lê alguma coisa. Mangás também são ótimos! :3
      HUSAHUHSUAHSUA e não desista, quem sabe um dia você também se estimule a ler. :’D

      Obrigada pelo apoio! *-*
      Prikosa ama você ♥

  3. Oi Priih

    Minha paixão por livros começou tão cedo que na minha memória as lembranças são um poucos desbotadas. O que eu me lembro de verdade é que quando os meus livros escolares chegavam, antes de começar as aulas, eu lia todos os textos do livro de português, as tirinhas e até os fragmentos para discussão dos livros de geografia, ciências, e história. Sempre li os livros paradidáticos antes que a professora pedisse. Já na adolescência, preferia ficar entre os corredores da biblioteca da escola, a ficar jogando conversa fora no intervalo, usava a biblioteca para fugir dos meninos também, rsrsrs.
    Não lembro de ter sido influenciada por ninguém, o amor pelo livros é uma coisa só minha. Na minha família mais ninguém tem esse hábito.
    Sempre me senti muito bem ao ficar no meio dos livros, é um amor que quase ninguém entende. Meu sonho era ser bibliotecária, infelizmente segui um caminho totalmente diferente.
    Adorei seu texto e saber como o seu amor pelos livros começou.

    Beijos

    • Oi, Caline!
      Adorei ler a sua história de amor com os livros! Me identifiquei muito, também adorava passar meu tempo na biblioteca. Não é à toa que lembro com tanto carinho da biblioteca da escola e das bibliotecárias de lá. 😀
      Sou muito grata aos meus pais por eles sempre me incentivarem a ler. Foi um dos melhores hábitos que eu pude construir.
      Beijão!

  4. Oi Pri,
    Adorei o post! ❤
    O primeiro livro que li foi sobre animais, na escola, mas não lembro do nome 😦
    Agora, tive um tempo em que só lia gibis, entre os 8 a 12 anos e retomei essa paixão louca por livros com Idolo Teen da Meg Cabot.
    Sem duvidas, acho que a leitura molda nossa personalidade e nos ensina de forma geral. Muitas das coisas que eu li, histórias incríveis, que me fizeram refletir, mudaram meu modo de pensar e agir e muito mais.
    Os livros são incríveis e na minha opinião, todo mundo deveria ter/tentar a oportunidade de conhecê-los e usufruir desse mundo mágico.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    • Oi, Ká!
      Fico feliz em saber que gostou do post. ❤
      Eu também amava gibis! Ainda tenho a coleção do meu irmão (que depois se tornou minha) guardada! E sobre Meg Cabot: ainda preciso ler alguma coisa dela…
      Concordo plenamente! Os livros nos permitem pensar diferente, refletir, e ainda mexem com nossas emoções. É bom demais! 😀
      Beijão

  5. Oie Pri =)

    Aprendi a ler quando tinha de três para quatro anos e não parei mais.
    Não imagino a minha vida sem livros ❤

    Adorei o post!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    • Oi, Ane!
      Nossa, que novinha! *-*
      E que fofo uma criança tão pequena já com seu primeiro livrinho hahaha! *-*
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijos e um ótimo fim de semana pra você também!

  6. Oi, Prih!
    Para ser sincera, eu não lembro quando aprendi a ler :O Lembro quando comecei a ler “os livros graandes” na época, que 1 ano depois, acabou me levando a Harry Potter. A leitura acabou se tornando algo mais que natural, meu dia-a-dia já é regado de livros ❤

    Beijos

    • Oi, Sofia!
      Harry Potter realmente marcou uma geração, né? J. K. Rowling foi a responsável pela paixão literária em muitas pessoas, e é lindo fazer parte disso. :’)
      Beijão!

  7. Compartilhamos de um mesmo amor: o amor pelos livros.
    Fiquei encantada com as suas palavras, descrevendo um carinho pela biblioteca e bibliotecários(as) e pelos livros.
    Também não me considero superior a ninguém que não tenha o hábito da leitura. Porém, os benefícios de ser leitor são nítidos: amplia horizontes, faz sonhar e lutar em busca dos sonhos. Sou graduanda em Biblioteconomia. Escolhi esse curso primeiramente por ser bibliomaníaca, por adorar ler e ter esse desejo imenso de vez por outra traduzir sentimentos em palavras.
    Ler é sair da zona de conforto, é vivenciar outras coisas, é ter sete, dez vidas (ou mais) em uma só.
    Sou irremediavelmente encantada pelo mundo da leitura ♥.

    Um abraço, Pri.

    Sacudindo Palavras

    • Oi, Erica!
      Fico feliz que tenha gostado do texto! *-*
      Nossa, que demais! Eu já pensei em fazer Biblioteconomia, mas percebi que não era muito o meu perfil. Acabei indo pra área da Comunicação (Publicidade e Propaganda), mas nutro um sentimento de muito carinho por bibliotecas e por seus profissionais. 🙂
      Adorei conhecer um pouquinho mais do seu lado leitor!
      Beijos!

    • Oi, Marcelo!
      Eis uma pergunta pra qual não encontro resposta. Pra mim (e imagino que para todos que frequentam meu blog) os livros já são partes da vida, é impossível se afastar deles. 😀
      Abração!

    • Oi, Karine!
      Eu também não comprei nenhum hahaha! Estou precisando economizar. 😦
      Fiquei feliz que tenha gostado do post e que ele tenha sido instrutivo!
      Beijos

  8. Olá , primeira vez visitando seu cantinho e amei aqui! Pois é , acho super legal que o livro tenha um dia só pra você hahah , afinal ele é super importante na vida de milhares de pessoas . Adorei o post , porque além de conhecer mais sobre você acabei descobrindo o real motivo por esse dia ter sido escolhido como o dia do livro !

    beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    • Oi, Gabi!
      Obrigada, feliz dia do livro pra você também!
      Eu gostaria muito de alguma promoção bem boa também, mas não achei nada. 😦 Como tô precisando economizar, só assim pra comprar livros mesmo hahaha!
      Beijos

    • Oi, Lucas!
      Como diz a Pam, do Garota It, acho que quem não gosta de ler apenas não encontrou O livro ainda, aquele que desperte tanta curiosidade que seja impossível parar. 😀
      A leitura é um dos melhores hábitos que eu criei, e acredito que muitas pessoas pensem o mesmo sobre o seu hábito!
      Abração!

  9. Oi, Prih! Tudo bom?

    Adorei o seu post, me fez lembrar de quando eu era pequenininha e li 200 páginas em um dia pela primeira vez. Lembro como se fosse ontem que foi um livro de contos de fadas bem velho, sem figuras. Eu tinha 8 anos na época e esse feito (que atualmente corresponde mais ou menos ao que eu leio por dia) me marcou ♥

    Feliz dia do livro, ainda que atrasado.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    • Oi Natalia! Tudo ótimo, e com você?
      Adorei ler sobre a sua experiência! A primeira vez em que mergulhamos na leitura sem conseguir parar é algo difícil de esquecer, principalmente pra quem incorpora permanentemente esse hábito. ❤
      Feliz dia do livro (atrasado também) pra você!
      Beijão!

  10. Ai, que bacana esse post!! Acredito que boa parte dos leitores de hoje compartilham esse mesmo carinho por HP, desde quando aprendi a ler eu gostava de praticar a leitura, mas foi com Harry Potter que a paixão realmente nasceu. Concordo com tudo que você disse, ler não te deixa mais cult ou superior que alguém, mas desperta aquela vontade de conhecimento que é o mais importante! Adorei o post!! Bjs
    Jéssica

    • Oi, Jéssica!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do post! 😀
      Harry Potter é um divisor de águas para toda uma geração. Impossível não sentir um carinho eterno por aquela história que despertou um lado maravilhoso, o leitor, em nós. ❤
      É verdade, o mais importante é a vontade de conhecimento. Por isso ler é tão maravilhoso!
      Beijos!

  11. Ah, que post lindo. :’)
    Ler também mudou quem eu sou. Compartilho de vários sentimentos do post. E amei o nome do do blog. Tu escreve muito bem. 🙂

    Sou a /mielc do fotolog. o/
    Beijo

    • Oi, Pâmela!
      Poxa, que coisa boa te ver por aqui também! Fiquei muito feliz com a sua visita e com seus elogios, de verdade. 😀 Tu é sempre bem-vinda por aqui, viu?
      Beijos!

Deixe um comentário

